Estratégias de ESG têm de mirar funcionários



Environmental, social and governance (ESG, para os íntimos...) já se destaca em inúmeros setores, demonstrando sua importância cada vez maior. Além de ter metas externas, como, por exemplo, defesa do meio ambiente, causas sociais ou posturas éticas diante da sociedade, empresas devem dar especial atenção a uma meta interna: o bem-estar de seus funcionários (que se encaixa na letra S). De nada adianta olhar apenas para fora, se dentro das corporações o ambiente não for positivo e estimulante. Mas como isto está sendo aplicado concretamente?


Pesquisas começam a ser feitas para obter algum tipo de resposta, mas conclusões ainda são consideradas insuficientes pelos próprios autores. Tentando preencher essa lacuna, estudo feito durante dois anos pela Universidade Kyushu, uma das mais prestigiosas e influentes do Japão, pesquisou 11 corporações importantes do país, colhendo dados de quase 42 mil funcionários por meio de questionários.


Principal conclusão: constatou relacionamentos positivos entre atividades ambientais (da letra E) e negativos entre as corporativas (da letra G). Se a adoção de tecnologias limpas ajudou a melhorar o bem-estar psicológico dos funcionários (o que influencia diretamente o desempenho das empresas), suas aplicações de governança corporativa interna aumentaram o stress entre eles. Ou seja, ainda é necessário equilibrar a adoção dos três princípios para que ESG seja de fato uma prática positiva.


Um ambiente de trabalho saudável é fundamental para garantir não só seu crescimento, mas também a própria sobrevivência, mostrando ser capaz de se sustentar em meio a eventuais adversidades. Assim, poderão captar as necessidades do mercado e dos investidores, oferecendo exatamente o que se espera deles. No caso dos funcionários, ao sentirem-se apoiados e protegidos por programas de cuidados e bem-estar, que reduzem stress, ansiedade e depressão, vão se empenhar mais por sua empresa, retribuindo assim essa valorização e evitando uma rotatividade que só causaria prejuízo.



Crédito da foto: Mohamed Hassan by Pixabay


#ESG #teamwork #bemestar

3 visualizações0 comentário