top of page

Inovação e Investimentos de Impacto



Neste mês de abril em que se comemora o Dia Mundial da Criatividade e Inovação (1), o segundo episódio da série colaborativa “Descarbonizando a Economia”* do “Podcast ABRAPS” une o tema da inovação ao de investimentos de impacto.


Eu tive a satisfação de ser a host do episódio e as convidadas para abordar o tema foram duas executivas destacadas no ecossistema de inovação e sustentabilidade: Lilian Natal, head de Marketing do Cidade do Futuro, evento de inovação, sustentabilidade e negócios em São Paulo, e Mayra Motta, advogada do Mayra Motta Advogados, diretora ESG e legal partner do Founder Institute Brasil-Portugal e board advisor de diversas startups. 


O recente "inverno das startups", um período de retração de investimentos do mercado de venture capital que foi de meados de 2022 a 2023, parece ter sido superado com a tendência atual de alta. Um novo campo desponta nele, o dos investimentos de impacto, aqueles que são feitos com a "intenção de gerar impacto social e ambiental positivo e mensurável, juntamente com um retorno financeiro" (2).


De acordo com o Global Impact Investing Network que oferece informações relevantes sobre o tema,"o investimento de impacto desafia a visão de longa data de que as questões sociais e ambientais devem ser abordadas apenas através de doações filantrópicas e de que os investimentos de mercado devem concentrar-se exclusivamente na obtenção de retornos financeiros."


A afirmação da rede especializada demonstra que há muito o que conversar sobre esse assunto para entender o conceito e como se aplica, não é mesmo? Assim, antes de tudo, convido você a ouvir o que a Lilian e Mayra, duas apaixonadas pelo tema, nos contam.


Para ouvir o episódio “Inovação e Investimentos de Impacto” no Spotify entre no link: https://open.spotify.com/episode/3wRzCN467nORQhSiOeZVkg?si=49d2a30abbc046d3


Nota

*A Série Descarbonizando a Economia" foi criada pelo GT Inovação da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS) e conta com a colaboração de Bárbara Hartz, Fernanda Gomes, Heloisa Delgado, Isabella Cirello, Jaqueline Claro Polegatto e Thiago Rossi. Outros participantes do grupo poderão colaborar nos próximos episódios.


Referências:



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • LinkedIn
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • Pinterest

Conteúdo e projetos para uma pegada civilizacional sustentável

bottom of page