• Paulo Eduardo Nogueira

Organizações ajudam cidades a sobreviver ao coronavírus



Má notícia: por razões óbvias, populosos centros urbanos se tornaram alvos mais vulneráveis da COVID-19, propagando a doença de forma mais rápida e intensa. Boa notícia, dada pelo Forum Econômico Mundial: muitas organizações internacionais estão ajudando essas cidades mais afetadas a adotar as melhores práticas para conter o coronavírus, conectando-as com especialistas e tecnologias (como Inteligência Artificial e Big Data) para garantir sua sobrevivência no pós-pandemia.


Rede especializada em megacidades e mudanças climáticas, entre as quais algumas brasileiras, a C40, por exemplo, lançou um portal exclusivo sobre coronavírus (https://www.c40knowledgehub.org/s/cities-and-coronavirus-covid-19?language=en_US), para compartilhar informações e adotar as melhores práticas de enfrentar a crise. Já a rede Metropolis, que congrega grandes cidades e áreas metropolitanas, oferece através do site www.citiesforglobalhealth.org a divulgação das iniciativas mais eficientes para responder a emergências de saúde em geral, destacando agora a COVID-19.


E a Bloomberg Philantrophies, comandada pelo ex-prefeito de Nova York Mike Bloomberg, promove a conexão entre prefeituras e especialistas de saúde da Universidade John Hopkins, para trocar as informações mais recentes sobre coronavírus (https://www.bloomberg.org/program/public-health/covid-19-response/#coronavirus-local-response-initiative) fornecidas pelos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC na sigla e inglês).


Na área tecnológica, a Quantela, startup de inteligência artificial especialista em serviços urbanos, criou a CoVER, plataforma de Inteligência Artificial que auxilia governos a diagnosticar, monitorar e acompanhar pessoas com coronavírus (https://quantela.com/#!/dashboard).


Colaboração

Mesmo se o planeta conseguir deter a expansão do coronavírus de forma mais rápida, o Forum Econômico Mundial alerta: o baque econômico global será profundo. Para enfrentá-lo, será necessário que governos, empresários e cidadãos se unam para adotar novas práticas e estratégias, única forma de garantir a sobrevivência das cidades no mundo pós-pandemia.


#Covid #Covid19 #coronavírus #bigdata #IA #AI #tecnologia #smartcities #cidadesinteligentes #colaboração

Paulo Eduardo Nogueira é jornalista formado Master em Jornalismo, autor do livro "Paulo Francis - Polemista Profissional" e editor do blog da Comunidade da Inovação

12 visualizações

Formulário de Inscrição

©2019 por Comunidade da Inovação. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now