top of page

Let’s do it!, um caso de sucesso de empoderamento do cidadão

Anualmente, 1,4 bilhão de toneladas de lixo são produzidas em nosso planeta e 8 milhões de toneladas plástico vão parar nos oceanos. Os números podem ser controversos, mas os indiscutíveis prejuízos ambientais e de gestão pública causados pelo lixo estão mobilizando voluntários em 158 países para o que é considerada a maior ação cívica mundial, a Let’s do it!, a ser realizada no Dia Mundial da Limpeza, em 21 de setembro.


A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. Mas, quando o ambientalista Rainer Nölvak a idealizou em 2008, na Estônia, certamente não imaginava o seu alcance. Sua proposta era a de limpar todo o país em cinco horas com a ajuda da sociedade civil e de empresas parceiras.


O advento das plataformas digitais, que têm sido grandes indutoras de mudanças na sociedade quando apoiadas em ideias frutíferas, encarregou-se do ingrediente necessário para que a adesão ao movimento fosse tão ampla. No ano passado, mais de 17 milhões de pessoas participaram do evento, segundo os organizadores.


O Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo. O país se encontra atrás apenas dos Estados Unidos (1° lugar), da China (2°) e da Índia (3°), de acordo com estudo da WWF.

Aqui, em 2018, o Limpa Brasil Let’s do it! reuniu 363 cidades que se mobilizaram pela causa com mais de 100 mil participantes. “Mais de 2 mil toneladas de resíduos foram coletados de praias, rios, ruas, estradas, praças, parques e cachoeiras”, informa o site do evento.


Plataformas desse tipo, aliadas à oferta de conteúdo via web, empoderam o cidadão de forma inédita. Desde que afinada com os propósitos, qualquer pessoa, em qualquer local do mundo, tem ao seu alcance as ferramentas que precisa para desenvolver uma ação de impacto em alguns dias. Coisa que levaria anos anteriormente por ter que passar por associações territoriais, lenta articulação com pessoas e investimentos em liderança.


Exemplos como esse nos indicam que a solução de problemas sociais pode ser potencializada por estratégias e plataformas que proporcionem a descentralização progressiva do comando e controle da sociedade, como tem apontado a Escola Bimodais - Futurismo Competitivo.

COMUNIDADE DA INOVAÇÃO ALTO DE PINHEIROS – Quem quiser participar da ação que será desenvolvida pela Comunidade da Inovação em São Paulo, no Alto de Pinheiros, como parte do Limpa Brasil Let’s do it! pode este em ver eventos

e/ou diretamente no https://www.diamundialdalimpeza.com.br/ (procurar São Paulo, SP, Comunidade da Inovação Alto de Pinheiros – participantes de outros bairros e cidades também podem se engajar pelo mesmo link).

@limpabrasil @teoriaverdeoficial



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • Pinterest

Conteúdo e projetos para uma pegada civilizacional sustentável

bottom of page