top of page

“Tecnologias para Redução das Desigualdades” no ODS TALKS ABRAPS 2020

Atualizado: 22 de nov. de 2020




Temos 10 anos para desenhar o caminho que nos leva a cumprir a Agenda 2030, um plano criado em 2015 pelas Nações Unidas (ONU) para alcançarmos mundialmente um novo padrão de desenvolvimento da sociedade no século 21. Como a própria ONU a define, trata-se de “um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”.


Governos, empresas, academia, ONGs, entidades em geral e cidadãos podem contribuir com o alcance dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas estabelecidos por esta agenda. Comprometida com a sua promoção, a Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS) realizará de 23 a 27 de novembro o ODS Talks ABRAPS 2020.


Consciente de que a sustentabilidade tem de andar de mãos dadas com a inovação, a ABRAPS abriu espaço para dois painéis no seu evento sob o guarda-chuva “Tecnologias para redução de desigualdades”. Como já dizia Peter Drucker, considerado o pai da Administração ou Gestão moderna, “a inovação requer conhecimento, engenhosidade e acima de tudo, foco”.


O tema responde às consequências da pandemia do Coronavírus, que está afetando enormemente as economias mundiais e motivou o seu Grupo de Trabalho de Inovação a organizar e fazer a curadoria dos painéis a seguir:


Blockchain para atingir os ODS - Dia 24/11, às 18h30


Clique na imagem para ampliar


Em meio às grandes transformações vividas neste momento pela sociedade e os meios digitais, a a blockchain desponta como a tecnologia que permite tratar as informações e dar suporte a ecossistemas complexos de modo sustentável. Serve de base para a criação de plataformas alinhadas com os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODSs) e que necessitam da interação com tecnologias complementares, como a Inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT).


Esse novo modo de criar e apoiar-se na tecnologia digital será tratado por grandes conhecedores do assunto - Carl Amorim, country manager do Blockchain Resarch Institute Brasil e Renata Baião, Juíza do TJSP e pesquisadora do BRI Brasil. No painel, ainda, o projeto Natuscoin de criptoativos ambientais, será apresentado por outra especialista em blockchain, Karla Córdoba Brenes, fundadora da Satisfied Vagabonds e Cambiatus. A moderação será de Bárbara Hartz, jornalista e empreendedora da HARTZ – New Thinking e desta comunidade e coordenadora do GT de Inovação da ABRAPS.


Inscrições pelo Sympla (dia 24) - https://www.sympla.com.br/ods-talks-abraps-2020---24-de-novembro__1042589


Big data para o bem comum – Dia 23/11 às 18h30


Clique na imagem para ampliar


Dados são o novo ouro da sociedade. E quem não faz parte da corrida pela captação deles? Programas sociais e educativos que oferecem qualidade de vida, inclusão e justiça social também podem se beneficiar enormemente pelo uso adequado e analítico dos dados com tecnologias de impacto positivo.


É o que vão mostrar no painel os destacados especialistas no tema: Ana Addobbati, diretora Executiva da Social Good Brasil, Ricardo Henriques, diretor Superintendente do Instituto Unibanco e Vinicius Botelho, sócio da BRCG e ex-Secretário do MC e MDS. A sessão será moderada por Patricia Galante de Sá, fundadora da RegeNarrativa e Coordenadora do GT Inovação ABRAPS.


Inscrições pelo Sympla (dia 23): https://www.sympla.com.br/ods-talks-abraps-2020---23-de-novembro__1042527



O Grupo de Trabalho de Inovação da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável contribui para a realização da missão da entidade, com visão holística. A ABRAPS acredita que os profissionais e organizações que trabalham para o desenvolvimento sustentável comprometem-se com a geração de riquezas para a sociedade, manter a resiliência do meio ambiente e criar valor aos negócios.



Imagem: Sergei Akulich by Pixabay

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook
  • Pinterest

Conteúdo e projetos para uma pegada civilizacional sustentável

bottom of page